Livraria Saraiva e DRM

Hoje enviei isso como reclamação para a Livraria Saraiva:

Hoje notei a sua nova seção de livros digitais. Me interessei por ela pois eu tenho um leitor de livros digitais Amazon Kindle, o que me torna um cliente potencial. Entretanto, por vocês usam o esquema de DRM da Adobe, não consigo ler seus livros no Kindle. Só me restaria ler na tela do computador, mas mesmo que eu tivesse paciência para fazê-lo, o único aplicativo que vocês disponibilizam é para Windows, e eu só tenho Linux. Se um dia eu resolver procurar como quebrar o DRM da Adobe, só então talvez eu compre algum livro digital.

Já nos filmes digitais, vocês usam DRM Microsoft, que só é suportado no Windows, o que também me impede de ser seu cliente. É mais fácil eu baixar um filme ilegalmente do que conseguir comprar ou “alugar” o seu.

A paranoia de vocês com “segurança” (além de render rios de dinheiro para a Adobe e Microsoft) só serve de aborrecimento para seus clientes legítimos, e piada para os ilegítimos: http://bit.ly/eDlIBj

Dado o nível das respostas que eu já recebi quando reclamei com eles, deve ser perda de tempo. Não sei por que se davam a despesa de por um funcionário mal treinado para responder às reclamações sendo que um bot seria perfeitamente capaz de devolver emails já pré-fabricados. De qualquer jeito, fiz minha parte. Gastei cada um dos míseros 950 caracteres que eles nos dão para reclamar.

Update: Mais informações quanto a DRM de livros (em inglês):
http://www.techdirt.com/articles/20110211/00384413053/how-neil-gaiman-went-fearing-piracy-to-believing-its-incredibly-good-thing.shtml
http://factoidz.com/drm-restricts-ebook-purchasers-to-the-full-rights-of-their-ebooks/

Tags:

5 Responses to “Livraria Saraiva e DRM”

  1. Johnatas Teixeira de Freitas Says:

    Posta as respostas da livraria também, assim poderemos ver o quão estúpidos eles são em questões digitais.

  2. Newarney Torrezão da Costa Says:

    Cara… raxei imaginando a situação. Pessoas idiotas! Eu acho que a vaga de arquiteto em soluções computacionais dele está em aberto heim. Tenta lá Vella.
    Abrass!!!

    • lvella Says:

      O pior é que o problema não é técnico. É muito pior que isso: é a simples adoção de idéias fabricadas, pelo simples fato de serem populares, mas sem ser raciocinada ou pesquisada.

      “DRM a gente vai usar porque a Apple, a Microsoft e a Amazon usa, então deve ser bom, eles fazem sucesso, não é?”

  3. Otavio Sousa Says:

    Também reclamei na Saraiva sobre o modo como vendem os livros digitais. Tenho um iPad, mas infelizmente os livros que quero somente estão disponíveis no arcaico formato PDF e desse modo não posso sublinhar (livros de Direito). Uma lástima!

    • lvella Says:

      Por que arcaico? PDF é um formato de arquivo padrão ISO com pleno suporte a anotações, rabiscos e toda sorte de frescuras que alguém pode querer. Se a Apple não suporta, reclama com ela. Mas considerando o caso da Apple com o Flash e sua notável política de superioridade, você vai reclamar atoa.

Leave a Reply

